A minha avó paterna eu não conheci, pois quando ela faleceu eu ainda era bebê. O meu avô, pai do meu pai era um amor de pessoa. O meu querido Pai Rosa, um curtidor de couro que fabricava alpercatas e cintos, dentre outras coisas. José Rosa de Souza sempre tinha uma palavra certa nos lábios. Contava histórias, piadas e fazia seus repentes com rimas e poesias.

Na minha adolescência eu lia a Bíblia e ele jamais se cansava de ouvir. Se eu lesse quatro capítulos, ele queria cinco e assim sucessivamente. Meu amado Pai Rosa morreu em farta velhice e com plena convicção de que era salvo pelo nosso Senhor Jesus Cristo.

Eu era criança em tenra idade e ia junto com a minha tia Licinha para a casa da Mãe Aninha no Sítio São Félix onde ela morava junto com a tia Tonha. Mãe Aninha era minha bisavó, mãe da minha avó materna. As comidas dela eram muito gostosas. É impossível esquecer o arroz com colorau e o pirãozinho de carne ou galinha.
Lembro o dia que mamãe recebeu uma carta que anunciava a sua morte. Mamãe chorou consternada. Ela guardou por muito tempo uma blusa branca bordada da minha bisavó.

O nome de minha avó materna é Raimunda Rodrigues da Silva. Eu a chamo de Mainha. Ela realmente foi a minha segunda mãe. Morei com ela por um tempo. Mainha ensinou-me as Santas Escrituras como Lóide ensinou a Timóteo e o mesmo que Paulo disse eu posso afirmar a seu respeito que ela tinha uma fé sem fingimento. 2 Timóteo 1:5. Mainha recebeu pacientemente os trezentos versículos que eu decorei para participar de um acampamento. Minha avó foi minha professora na Escola Bíblica dominical por vários anos. Ela ensinava belas músicas e contava histórias fantásticas e deslumbrantes.Foi minha conselheira no tempo de juvenil e de jovem.

O nome do meu avô materno é Lourenço Linhares da Silva. Eu o chamo de Pai Linhares. Ele ia nos visitar na casinha do São Gonçalo. Está gravada em minha memória o seu perfil: Alvo, alto e um porte que causava boa impressão. Usava óculos e uma regatinha branca de malha por baixo das camisas. Eu o achava muito falante e sabido. Pai Linhares como um bom pastor evangélico fazia cultos ao ar livre em diversas localidades. Eu me recordo dele pastoreando em Guaraciaba e em Crateús. Foi Pai Linhares que fez o meu batismo, meu aniversário de quinze anos, e o meu casamento. Ele estava presente na minha colação de grau do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Quando meu esposo e eu viemos embora para o seminário, ele veio junto e participou do culto de abertura das nossas aulas. Seu plano era que nós fossemos seus sucessores no pastorado, mas isso não aconteceu. Adilson Lopes em sua linda composição, esclarece:

Deus tem um plano em cada criatura
Aos astros Ele dá o céu
A cada rio, Ele dá um leito
E um caminho para mim traçou.

A minha vida, eu entrego a Ti
Pois o Seu Filho a entregou por mim,
Não me importa onde for, seguirei meu Senhor.
Sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei.

0 comentários:

Postar um comentário